22/08/2023
Cotidiano Educação Paraná

Professores do Paraná podem participar de intercâmbio nos EUA

Os interessados têm até o dia 25 de fevereiro para se inscreverem. Os profissionais selecionados vão atuar no ensino da língua portuguesa

capes-1024x613

Inscrições abertas para intercâmbio de professores do ensino básico nos Estados Unidos (Foto: Agência Brasil)

Professores da educação básica das redes públicas e privadas do Paraná podem se inscrever para participar do intercâmbio profissional em Utah, nos Estados Unidos. Conforme o Governo do Estado, os interessados têm até o dia 25 de fevereiro para se inscrevem. Os profissionais selecionados  vão atuar no ensino da Língua Portuguesa para estudantes americanos entre seis e 12 anos, do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Governo do Paraná e a Secretaria de Educação do Estado de Utah. De acordo com as informações da Seti, Utah é um dos principais centros de transportes e de telecomunicações do Oeste dos Estados Unidos. Além disso, a economia é diversificada, sendo o turismo, a agropecuária e a indústria de manufatura e de alta tecnologia importantes fontes de renda.

OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

De acordo com a coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, a ideia é proporcionar oportunidade de crescimento profissional e pessoal para os profissionais da educação. Além de promover a cultura brasileira e contribuir com o ensino da língua portuguesa entre estudantes americanos.

Viver em outro país representa uma ótima experiência para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Além de adquirir conhecimentos que contribuem para a carreira como educadores, esses profissionais terão contato com outras culturas, hábitos e pessoas.

Assim, os interessados em participar da seleção devem ter Licenciatura em Pedagogia ou em Letras. Conforme a Educação, também devem comprovar experiência profissional nos três últimos anos como professor do Ensino Fundamental em qualquer instituição de ensino do Paraná.

Outro requisito para concorrer a uma das vagas é o conhecimento na língua inglesa equivalente a B1, nível intermediário, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Por fim, os candidatos devem ter disponibilidade para residir nos EUA, por um período de até três anos.

SELEÇÃO

O processo seletivo será conduzido diretamente pelo Estado de Utah. Feito em três etapas eliminatórias, na primeira fase os inscritos terão a análise da documentação dos candidatos. Já na segunda, os primeiros selecionados passarão por entrevistas em inglês. Por fim, serão avaliadas as experiências didáticas com alunos do Ensino Fundamental, gravada em vídeo pelos candidatos.

Os selecionados assinarão contrato de tempo integral como professores de português do Ensino Fundamental na rede pública dos Estados Unidos. Desse modo, as atividades envolvem o ensino das disciplinas de português, matemática e estudos sociais. Além de ciências, educação física e artes. Ao todo serão 40h semanais, sendo 30h em sala de aula e o restante de planejamento.

BENEFÍCIOS

A renda bruta de professores com mestrado e doutorado, por exemplo, fica entre US$ 33 mil e US$ 44 mil anuais. Os salários são pagos mensalmente. Conforme o programa, os profissionais vão ter benefícios. Entre eles estão plano de saúde e plano odontológico; moradia provisória na casa de uma família da escola por até duas semanas, além de moradia permanente a critério e custo dos professores, a partir da terceira semana.

De acordo com o edital, também é possível levar acompanhantes, inclusive com visto de trabalho em tempo parcial para o cônjuge. Filhos entre 5 e 21 anos também podem ir junto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo