Está comprovado que a tecnologia no campo é um caminho sem volta. E se até pouco tempo, o acesso contemplava empresários rurais, agora o pequeno produtor se tornou a ‘bola da vez’. É que o aplicativo ‘Agrolly Brazil’, que nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com foco inicial na Mongólia e na Índia, já chegou ao Brasil. E vem com o suporte da IBM e o apoio do Portal RSN.
O app lançado durante a conferência da Coopavel, no Show Rural em Cascavel, está disponível em duas versões. E elas podem ser acessadas aqui (Apple) e aqui (Android). É de graça. De acordo com a engenheira química, a brasileira Manuela Morais, CEO e cofundadora da Agrolly, uma vez baixado, o produtor terá na palma da mão, informações que precisa.
O aplicativo combina dados meteorológicos locais confiáveis com o IBM Watson. Dessa forma prevê padrões meteorológicos nocivos para às plantações. Além de apontar o período ideal para a plantação e colheita.
Ou seja, os agricultores familiares, que são predominantes em Guarapuava e Região, vão poder se planejar e reagir adequadamente às mudanças do clima. E indica a localização exata da propriedade e analisa quais plantações terão o melhor cultivo com base nas circunstâncias. “Isso ajudará os agricultores a maximizar o rendimento e os lucros das plantações”.
PREVISÃO
Conforme Manuela, as previsões do tempo ocorrem a curto prazo (duas semanas) e a longo prazo (12 meses). A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), The Weather Company e a NASA fornecem os dados.
De acordo com a engenheira química, o aplicativo da Agrolly oferece informações sobre mais de 100 tipos de plantações, pragas comuns e práticas recomendadas de agricultura. Além disso. Bem como promove a troca de experiências. Essa função é um chat de perguntas e respostas, troca de mensagens.
Além disso, é possível vender, comprar e doar produtos e ferramentas entre usuários no ‘marketplace‘ do aplicativo. Os consumidores também podem aproveitar o mercado on-line, no qual podem procurar e comprar produtos frescos diretamente de pequenos agricultores e empresas.
Leia outras notícias no Portal RSN.