22/08/2023
Cotidiano Educação

ProUni divulga resultado da primeira chamada nesta quarta (2)

Os contemplados pelo ProUni vão receber bolsas de estudo integrais ou parciais de 50% em faculdades particulares

livros-1280x575

ProUni divulga os resultados da primeira chamada hoje (Imagem: Reprodução/Pixabay)

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para todos (ProUni) será divulgado nesta quarta (2). Dessa forma, os contemplados pelo programa vão receber bolsas de estudo integrais ou parciais de 50% em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

No entanto para ter acesso a uma bolsa integral o aluno deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já no caso da bolsa parcial, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos per capita. Além disso, é necessário que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou privada com bolsa integral ou parcial.

NOVIDADE

Na semana passada o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, candidatos que prestaram o Exame em 2020 e 2021 e tenham alcançado, no mínimo, 450 pontos de média podem concorrer as bolsas. Porém também não podem ter zerado na redação.

A regra até então em vigor, era de que apenas a nota da última edição do Enem passado poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa. Contudo a novidade só passa a valer no segundo semestre.

PROUNI PARA ALUNOS DE ESCOLAS PRIVADAS

Aqueles que não conseguirem o benefício neste primeiro semestre, podem tentar uma bolsa a partir de junho. Conforme o Governo Federal, a edição do ProUni da metade do ano pode ampliar o acesso de estudantes de escolas privadas não bolsistas ao programa.

A Medida Provisória (MP) 1.075/2021, editada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro prevê a possibilidade. No entanto, para sair do papel o Congresso tem até o dia 17 de março para converter a regra em lei. Conforme a Agência Brasil, o texto tramita na Câmara em regime de urgência e, se aprovado, segue para o Senado.

CRONOGRAMA

Sendo assim, os aprovados no programa têm entre os dias 3 e 14 de março para comprovação das informações nas instituições de ensino superior. Já o resultado da segunda chamada sai no dia 21 de março e os aprovados podem comprovar os dados entre os dias 21 e 29 de março.

Quem não conseguir uma bolsa integral ou parcial pode manifestar interesse na lista de espera nos dias 4 e 5 de abril. Os classificados recebem o resultado no dia 7. E por fim, entre os dias 8 e 13 de abril ocorrem também as comprovações de informações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo