A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove este mês, atividades de prevenção à tuberculose. De acordo com a Saúde, a programação começa no dia 16 e se estende até o dia 24 de março, data que marca desde 1982, o Dia Mundial contra a Tuberculose.
O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância do tratamento, além de repassar orientações para prevenção e diagnóstico precoce da doença. De acordo com a enfermeira coordenadora do Programa Municipal de Tuberculose, Marlene Terezinha Boreck, a tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. Mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges e outros locais do organismo.
A nossa intenção enquanto profissionais da saúde é a divulgação e sensibilização sobre os principais sinais e sintomas da doença, para que casos sejam captados precocemente. E também desmistificar preconceitos relacionados a ela.
Em 2020, Guarapuava registrou 46 casos da doença. No ano passado foram 16 novas notificações. Contudo, o Brasil teve 66.819 novos casos em 2020, o equivalente 31,6 por 100 mil habitantes. Além disso, em 2019, houve cerca de 4,5 mil mortes, ou 2,2 por 100 mil habitantes.
SINTOMAS
O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas. E quanto antes a pessoa com tuberculose for tratada, mais simples a cura. Por fim, veja abaixo como ficará a programação.
Quarta (16)
Treinamento Secretaria Municipal de Saúde (destinado aos enfermeiros e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde)
Faculdade Guairacá
Manhã: 8h30 às 11h30 / Tarde: 13h30 às 16h30
Quinta (24)
Live sobre Tuberculose
Redes Sociais da Prefeitura às 20h
Leia outras notícias no Portal RSN.