22/08/2023
Cotidiano Paraná

Procon/PR começa amanhã (7), mutirão on-line para renegociar dívidas

Mutirão se estende até 31 de março, exclusivamente pela internet. Ação conta com mais de 160 bancos e instituições financeiras

procon

Mutirão se estende até 31 de março, exclusivamente pela internet. Ação conta com mais de 160 bancos e instituições financeiras (Foto: Sejuf)

O Procon/PR promove a partir desta segunda (7) até o dia 31 de março, um mutirão on-line de renegociação de dívidas. Participarão mais de 160 bancos e instituições financeiras. Contudo, a ação ocorrerá exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

De acordo com a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche, o mutirão pela internet deve facilitar a vida do cidadão que vai poder negociar as dívidas e obter descontos. Já conforme a chefe do Procon/PR, Cláudia Silvano, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o órgão ou o banco por se sentirem constrangidos com a situação.

“Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociarem suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”.

COMO PARTICIPAR

Para participar do mutirão on-line basta o consumidor fazer o registro na plataforma www.consumidor.gov.br – quando receberá um login e senha. Em seguida, deve fazer o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente telefones e e-mail para contato. Esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes. Por fim, terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.