As Polícias Civis de Mato Grosso e do Paraná concluíram nesta quinta (10) a Operação Moedeiro. Dessa forma, as equipes dos dois estados cumpriram 29 mandados judiciais contra alvos investigados pela polícia paranaense por crimes de estelionato.
Além disso, houve 26 mandados de busca e apreensão e três de prisão pelas Comarcas de Guarapuava e Prudentópolis. Assim, os policiais cumpriram parte dos mandados em Cuiabá, Barra do Bugres, Rondonópolis e Poconé.
De acordo com as informações, a prisão do líder do esquema ocorreu no bairro Três Barras, na capital mato-grossense. Todos os investigados na Operação tiveram as contas bancárias bloqueadas, por onde ocorreram as movimentações dos valores obtidos ilicitamente.
Em Rondonópolis, ocorreu a prisão de duas mulheres envolvidas no esquema e cumprimento três mandados de buscas. Outras ordens judiciais de busca e apreensão foram cumpridas pelas equipes policiais nas cidades de Barra do Bugres e Poconé. No total, houve indiciamento de 30 pessoas nas investigações pelo crime de estelionato.
O GOLPE
As investigações da PCPR apuraram a prática do golpe do intermediador de vendas. Nele, os golpistas utilizam anúncios de outras pessoas para negociar veículos usados e seminovo. Dessa forma, eles copiavam todas as informações do anúncio original e recebiam o pagamento do comprador interessado pela compra.
De acordo com a PCMT, houve um aumento exponencial dos casos de estelionatos em todo o Brasil. Isso porque há uma facilidade proporcionada pelos avanços tecnológicos. Por isso, os trabalhos conjuntos entre as policias civis se tornam mais frequentes, já que as vítimas comumente residem em estados diferentes dos investigados.
Leia outras notícias no Portal RSN.