22/08/2023
Cotidiano

Atividades marcam o “Dia da Voz” na Unicentro

imagem-25272

A preservação da voz e os cuidados com a saúde da garganta são temas que estão sendo abordados nas palestras que estão sendo proferidas na Unicentro, nesta terça-feira, dia 19, alusivas ao Dia da Voz.
A primeira palestra do dia, por exemplo, foi ministrada pela professora Denise Ienki Bail, especialista em voz e mestre em distúrbios da comunicação. Denise destacou que o Brasil é o segundo no ranking mundial de câncer de laringe, e explica que a doença é provocada pelo hábito de fumar e pelo consumo excessivo de bebida alcoólicas.
“A pessoa que tiver uma rouquidão, sem motivo aparente, por mais de duas semanas, deve procurar um otorrinolaringologista”, alerta Denise.

A palestrante dá dicas para que as pessoas possam preservar sua voz, principalmente aqueles que a usam como instrumento de trabalho, como é o caso de professores, profissional do canto e da comunicação. Os cuidados são: manter uma alimentação balanceada; tomar pelo menos dois litros de água ao dia; evitar falar em local com muito barulho; sempre manter um tom de voz; evitar mudanças bruscas de temperatura; evitar tossir (pigarrear). Com esses cuidados, a especialista garante uma boa qualidade da voz.

Ainda na parte da manhã, as dentistas Lorena Rigoni Ragugneti e Laís Rigini abordaram o tema “Odontologia e Voz”. Dicas básicas básicas para uma boa dicção foram dadas pelas profissionais. Segundo as dentistas, a língua se movimenta em relação aos dentes e toda a cavidade bucal, portanto, se algo não estiver na posição correta haverá uma alteração na voz e na pronúncia das palavras.
“Tudo começa na boca, alimentação, digestão. Então, é fundamental que esteja funcionando”, observam.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Dia da Voz é realizado pela Unicentro. A programação continua durante a tarde e ainda no período da noite. Confira:

13h30 – Oficina de Técnica Vocal e Palestra sobre Saúde Vocal – Eliane Fernades
14h30 – Voz para Locução – Ariane Pereira
15h30 – Prevenção do Câncer e a Voz – Viviane Knuppel de Q. Gerber
20h – Apresentações Artísticas

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.