O Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS), recebeu os aparelhos de radiocomunicação que vão auxiliar no atendimento do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional. A entrega da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) ocorreu nessa segunda (14).
A Sesa entregou repetidoras, transmissores e duplexadores. De acordo com o coordenador do Samu Regional, Rodrigo Lagos, a equipe vai utilizar a ferramenta nas viaturas, para se comunicar com as bases dos 11 municípios que compõem o Samu Regional.
Com esses equipamentos o Samu vai produzir uma rede de rádio para comunicar todas as ambulâncias das bases com a nossa central que ficará em Guarapuava. Dessa forma, traz agilidade e suporte entre as equipes. Para que o atendimento de urgência e emergência seja unificado entre os 20 municípios que vai totalizar o universo de 460 mil habitantes.
Esta é mais uma fase do projeto de regionalização do Samu. Assim, ajuda na montagem do sistema de comunicação e logística dessas equipes. Para o prefeito e presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS), Celso Góes, este é mais um passo para unificação.
É mais um passo para a concretização do nosso Samu. Por isso, é uma alegria ver o Consórcio que por tanto tempo foi planejado e sonhado, começar a operacionalizar. É gratificante para o consórcio e para nós da gestão, saber que estamos avançando ainda mais na saúde de Guarapuava e Região.
Leia outras notícias no Portal RSN.