O Ministério da Saúde começa nesta segunda (4) a campanha de vacinação contra a gripe. Conforme o Ministério, este ano a imunização ocorrerá entre 4 de abril a 3 de junho, sendo 30 de abril o dia D de mobilização.
Nesta primeira etapa, a prioridade são os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Assim, a campanha prioriza os grupos com comorbidades com o objetivo de diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde. Além de contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias causadas pelo vírus da Influenza.
Conforme a Secretaria de Saúde, Guarapuava já recebeu 5.360 doses contra a gripe. Sendo assim, a vacina vai estar disponível em todas as unidades de saúde e no Cisgap. No Paraná, o Ministério da Saúde tem a expectativa de vacinar 4.308.575 durante a campanha. A meta é atingir pelo menos 90% deste público.
Já a segunda etapa ocorrerá entre 3 de maio e 3 de junho, abrangerá os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. Incluindo também, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas.
Além disso, também serão vacinados os caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Leia outras notícias no Portal RSN.