22/08/2023
Cotidiano

Surg diz que não vai executar obras no Residencial 2000

Moradores do Residencial 2000 receberam a resposta negativa da administração municipal de Guarapuava em relação aos pedidos de melhorias para o bairro. As reivindicações já foram feitas publicamente e protestos buscaram chamar a atenção para o abandono do bairro.

O diretor-presidente da Surg, Fernando Alberto dos Santos, porém, encaminhou à Câmara a resposta de um pedido de informações enviado ao prefeito Fernando Ribas Carli sobre o planejamento de melhorias no Residencial 2000. A resporta oficial, entretanto, frustra os moradores, já que nada do que foi solicitado será atendido.

Por meio de uma abaixo- assinado os moradores do Residencial 2000 reivindicavam o recape asfáltico no prolongamento da Rua XV de Novembro desde o Quartel da Polícia Militar até o acesso secundário à BR 277.

De acordo com Fernando da Maçã, não existe cronograma ou recursos definidos para essa obra. A pavimentação das ruas e a construção de uma creche também foram negadas pela administração do prefeito Fernando Ribas Carli. Segundo Fernando da Maçã, o projeto técnico de engenharia já está aprovado pelo Paranacidade, porém, aguarda autorização da Secretaria do Tesouro Nacional para a liberação do recurso.

Em relação a creche, a secretária municipal de Educação Dorotil Casagrande Melhem, que reassumiu o posto após meses de licença médica, disse que a contrapartida financeira do município está prevista na dotação orçamentária, mas não existe nenhum convênio assinado com os governo estadual e federal para a construção da obra.

A vereadora Eva Schran (PHS) lamentou a falta de convênio para a construção de creches em Guarapuava e lembrou que o Governo da Presidente Dilma vai construir 700 creches em todo o país. A vereadora lembrou que em Guarapuava mais de 2 mil crianças entre 0 e 6 anos estão fora da escola por falta de vagas. “Para suprir essa demanda em nosso município serão necessárias mais 10 creches”, observou Eva Schran.
“Se não existe projeto ou convênio com o Governo Federal para a construção de creche no Residencial 2000 por que colocaram lá uma placa anunciando a obra? Será que só foi propaganda eleitoral?”questiona a vereadora.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.