22/08/2023
Cotidiano

Concurso da Prefeitura tem pouco mais de 13 mil candidatos inscritos

Mais vagas ofertadas e menos candidatos inscritos. Esta é a situação que envolve o concurso público que está sendo ofertado pela Prefeitura de Guarapuava e cujas provas acontecerão em 8 de maio. Os locais e os horários das provas ainda não foram divulgados.

De acordo com a lista de inscrições já homologadas e publicadas no site da Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), cerca 13.268 pessoas estão inscritas para prestar o concurso. A soma preliminar foi feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais, Sisppmug. Desse total, 6.324 candidatos foram cadastrados automaticamente porque não pediram a devolução da taxa de inscrição do concurso anterior, ofertado em 2010, e que foi cancelado pela Justiça. Isso significa que apenas 6.944 novos candidatos estão se habilitando para o processo seletivo.

Em 2010, no concurso que foi cancelado judicialmente por apresentar inúmeras irregularidades, o prefeito Fernando Ribas Carli comemorava o número recorde de inscrições: mais de 16 mil candidatos iriam disputar uma das 750 vagas ofertadas nas várias áreas da administração pública. O concurso deste ano tem 1097 vagas para serem supridas.
“Não quis arriscar neste ano, pois tinha feito a inscrição para prestar o concurso que foi anulado. E como este já está sendo investigado, preferi não fazer”, disse a estudante Michelle de Oliveira.

Se o concurso público de 2010 foi cancelado judicialmente, o atual também passa por investigações do Ministério Público. Um dos fatos que chamou a atenção foi a falta de concorrência pública na contratação da FAUEL. A resposta por parte da própria instituição e do prefeito Fernando Ribas Carli foi enviada ao MP, 7° Promotoria, na Comarca de Guarapuava, mas o promotor William Gil Pinheiro Pinto disse em nota oficial que ainda poderia ouvir pessoas e pedir mais documentação. O promotor, porém, disse à RSN, por meio de sua assessoria, que não tem nada a declarar em relação a homologação da lista oficial dos candidatos inscritos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.