*Reportagem com vídeo
Nesta quarta (20) o Departamento de Polícia Penal (Deppen) fez a transferência para Guarapuava, de 53 presos condenados que estavam na cadeia pública de Laranjeiras do Sul. A transferência é em cumprimento de acórdão do Tribunal de Justiça do Paraná. Em contrapartida, Guarapuava transferiu 42 presos provisórios. De acordo com coordenador Regional Renato Silvestre, “os demais serão levados para a Cadeia de Laranjeiras do Sul nas próximas semanas”.
Conforme a Polícia Penal (PP), equipes de Guarapuava e Cascavel participaram da remoção dos condenados com trânsito em julgado. Segundo a PP, os condenados serão distribuídos para a Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), para a Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP) e para a carceragem da Cadeia Pública. “A distribuição para as unidades destino fica a critério da Regional Guarapuava”.
No entanto, Silvestre não informou o número que cada unidade receberá. “Por questão de segurança, não posso informar o numeral de presos e nem para qual presídios vieram”. Entretanto, o Portal RSN apurou até o momento que para a PEG UP serão transferidos 11 condenados.
UNIDADES PRISIONAIS
Atualmente a Cadeia Pública de Guarapuava tem 389 detentos. Com a redistribuição, o Cadeião receberá presos condenados, mas também fará a transferência de presos provisórios para a Cadeia de Laranjeiras do Sul. De acordo com a Polícia Penal, a Cadeia de Laranjeiras do Sul tinha 198 presos antes da transferência.
Contudo, ficará com o mesmo número. Isso porque na tarde desta quarta (20), a unidade receberá 25 presos provisórios. E nos próximos dias, gradativamente, outros 25. Por fim, veja abaixo, o vídeo da transferência.
Leia outras notícias no Portal RSN.