22/08/2023



Saúde

Hospital São Vicente será referência no Paraná, afirma Cesar Filho

imagem-25543

 

O Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava receberá um aporte financeiro de R$ 1 milhão nos próximos três meses. O recurso será oriundo de repasse  extra aos valores do SAS (Serviço de Atendimento à Saúde) que será feito pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência à Secretaria estadual de Saúde e faz parte da negociação liderada pelo deputado estadual Cesar Filho junto ao Governo do Estado, desde janeiro de 2011. Outros investimentos estão previstos e possibilitarão que o São Vicente se torne referência de atendimento no Paraná.

De acordo com o deputado, o recurso será aplicado, principalmente, na aquisição de equipamentos necessários para a melhoria do atendimento que é feito pelo São Vicente.

Uma das principais carências e que precisa ser cumprida com urgência, segundo o vice diretor clínico do Hospital, o médico Décio Sanches, é um arco cirúrgico. De acordo com o médico, o equipamento de ponta será utilizado em cirurgias e age como uma espécie de Raio-X em tempo real.

“Esse equipamento dá mais segurança aos médicos e garante melhor atendimento ao paciente”, afirma Décio. O custo do arco cirúrgico gira em torno de R$ 250 mil. “Esse equipamento poderá ser adquirido com o recurso extra que será repassado ao Hospital”, ratifica Cesar Filho.

De acordo com o parlamentar, o Hospital São Vicente será prioridade da política de saúde implantada pelo governador Beto Richa.

“A sensibilidade da Provedoria possibilitou essa parceria emergencial para por um fim nessa crise do SAS. Então, o Estado será parceiro nos investimentos que serão disponibilizados para a saúde como todo. O São Vicente será o primeiro hospital do Paraná a ser beneficiado com recursos do HospSus”, comemora  Cesar Filho.  Segundo o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, esse programa visa  concentrar recursos de investimento e de custeio para os hospitais considerados sociais.

Os investimentos passam também pela ampliação da estrutura física do São Vicente, incluindo a construção de novos prédios e a consequente ampliação de leitos e de atendimentos nas Unidades de Terapias Intensivas (UTI´s).

Cesar Filho anunciou ainda a vontade  política de ampliar o número de especialidades atendidas pelo Hospital.

“Vencemos o primeiro desafio e vamos vencer os outros que virão”, assegurou o deputado com o aval da Provedoria e do quadro clínico.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo