22/08/2023
Cotidiano

Cerca de 4 mil contribuintes ainda não declararam o IR em Guarapuava

Faltando algumas horas para o prazo final para quem deve declarar o Imposto de Renda de 2011, mais de 4 mil contribuintes ainda não procuraram o site da Receita Federal. Até o final da tarde de ontem, quinta-feira (28), 16,8 mil pessoas tinham postado a declaração no site da Receita.
“A estimativa é de que em Guarapuava cerca de 20 mil contribuintes são obrigados a declarar o Imposto de Renda, mas considerando os números de declarações entregues até o final da tarde de ontem, cerca de 18 mil devem fazer a declaração”, disse o chefe da Agência da Receita Federal em Guarapuava, Ronaldo Teixeira da Silva.

Quem deixou para declarar ainda hoje até às 23h59 deverá enfrentar congestionamento no sistema da Receita Federal. O alerta é feito por Teixeira.

Quem deixar de declarar estará sujeito a penalidades como pagamento de multa mínima de R$ 165,47 podendo chegar até 20% do valor do Imposto de Renda Devido, além da suspensão do CPF, a não obtenção de certidões negativas e ainda pode ser autuado pela Receita se tiver imposto a recolher.

A Receita Federal já informou que não haverá prorrogação do prazo de entrega. A última vez que isso ocorreu foi em 1997, ano em que o sistema de entrega da declaração on-line foi implantado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.