A Campanha de vacinação contra a gripe deve atingir 1,6 milhões de pessoas no Estado do Paraná. Em Guarapuava, esse número chega a 23 mil, entre idosos com 60 anos ou mais de idade, profissionais de saúde dos estabelecimentos que fazem atendimento direto à população, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes.
Em uma semana, o município já vacinou 4 mil pessoas. A enfermeira, Chayane Andrade Pernopolki, responsável pelo Departamento de Epidemiologia, diz que até o final da campanha, 13 de maio, eles pretendem imunizar 4 mil crianças, 2 mil gestantes, 2 mil trabalhadores de saúde e 15 mil idosos. “ As crianças devem trazer a carteira de vacinação e as gestantes o cartão de gestação. As outras pessoas, basta um documento de identidade”, explica a enfermeira. E lembra que as crianças devem tomar a segunda dose da vacina após 30 dias.
A vacina deste ano protege contra os três vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H3N2) – sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. Chayane alerta que pessoas com alergia ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, não devem participar da campanha.
Segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados 30 mil casos de internação de gripe e 1.200 pessoas morreram por causa da doença.