O Plenário da Câmara aprovou nesta semana, uma medida provisória (MP 1077/21) que cria o Programa Internet Brasil. O projeto busca garantir o acesso gratuito à internet em banda larga móvel, ou seja, por meio de celular. Os beneficiados são os alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Conforme as informações, a MP também beneficia alunos das escolas das comunidades indígenas e quilombolas. Bem como das escolas especiais sem fins lucrativos, desde que as famílias também estejam inscritas no CadÚnico. Dessa forma, o programa prevê a distribuição de chips, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos alunos, principalmente celulares. Assim, mais de um aluno por família pode acessar à internet sem custo.
De acordo com o relator da proposta, deputado Sidney Leite (PSD-AM), a opção de garantir o acesso à internet por meio de celulares, se deve ao fato do sinal do celular chegar a mais de 90% dos domicílios do país. Contudo, ainda não há data para que o programa passe a funcionar.
Leia outras notícias no Portal RSN.