O deputado federal Aliel Machado (PSB) voltou a defender a aprovação do PL 2564 (Piso Nacional da Enfermagem). De acordo com a assessoria, o deputado esteve reunido com prefeitos e vereadores do Paraná na Câmara dos Deputados. A aprovação da urgência do PL ocorreu há um mês. Há previsão de que vai entrar em votação no plenário na próxima semana.
Conforme as informações, o deputado criticou a informação de um representante do Governo de que o projeto corre o o risco de veto pelo presidente, caso haja a aprovação na Câmara.
Acho um erro jogarem (Governo Federal) a responsabilidade aos prefeitos com relação às categorias com a desculpa de que não tem dinheiro. Nós temos hoje enfermeiros ganhando mil e poucos reais e também situações difíceis dos nossos professores. Então é preciso resolver o problema financeiro aqui, que é o repasse para os municípios.
De acordo com o deputado, se a União diz “que não tem dinheiro, então quem vai ter”? A rediscussão sobre essas questões, conforme Aliel, têm que ocorrer em Brasília. “Pra valorizar os municípios e a União arcar com a responsabilidade financeira e não colocar a força política para não aprovar algo”.
Durante a fala, o deputado ainda relembrou as críticas que fazia com relação a aprovação da PEC do teto de gastos. Essa PEC limitou os investimentos em áreas essenciais para o país. “Quando foi aprovada a PEC do teto de gastos eu fui um crítico. Justamente por prever o que iria esganar o que acontece lá na ponta, que são os municípios e suas necessidades”.
Por fim, Aliel defendeu que a União assuma a responsabilidade e que não jogue essa “bomba” com quem não está votando isso, que são os gestores municipais.
Leia outras notícias no Portal RSN.