Alunos de escolas estaduais e estudantes do quinto ano das escolas municipais participam da primeira edição da Prova Paraná 2022. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a primeira etapa do teste ocorre nesta quarta (4) e a segunda amanhã (5).
O exame que abrange todas as disciplinas, tem o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos estudantes de cada série em relação aos conteúdos abordados em sala de aula no primeiro trimestre. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), haverá outras duas provas este ano para avaliar os outros dois trimestres letivos.
Em Guarapuava, cerca de 2.400 alunos da rede municipal de ensino vão fazer as avaliações. Os testes enviados pela Seed avaliam as disciplinas de português, matemática, história, geografia e ciências. Dessa forma, a correção da Prova Paraná ocorre por meio de aplicativo e cada escola disponibiliza os resultados que o Estado computa em seguida.
APLICAÇÃO DA PROVA
A Diretora do Departamento de Educação Básica de Guarapuava, Ana Paula Rocha, explica que para este tipo de prova, não há uma preparação prévia dos alunos. Isso por que se trata de um diagnóstico que avalia o andamento da escola e, por conseguinte, das turmas.
Esta é uma avaliação de diagnóstico. Considero a prova como um instrumento muito importante onde podemos mensurar, avaliar e orientar nossos professores e equipe pedagógica.
Por fim, para Pablo Almeida, secretário municipal de Educação do Município, a Prova Paraná é muito importante para que se avalie o desenvolvimento da educação. “Estamos confiantes quanto à preparação de nossos professores.”
Além disso, conforme o secretário, nos próximos dias ocorre a avaliação do ‘EducaMais Guarapuava’, que também avalia o andamento do ensino em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.