22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava deixa equipe do Creas de plantão para frio intenso

As equipes do Creas vão fazer rondas a partir das 20h para oferecer acolhimento para as pessoas em situação de rua

pexels-brett-sayles-6722086

Prefeitura de Guarapuava deixa equipe de plantão para frio intenso (Foto: Reprodução/Pexels)

A Prefeitura de Guarapuava escalou uma equipe de plantão para os próximos dias de frio intenso. Desse modo, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), intensificou nesta semana, as rondas noturnas feitas no inverno.

Com as baixas temperaturas no município, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) está executando um procedimento de abordagem social às pessoas em situação de vulnerabilidade que estão nas ruas.

De acordo com a secretária da Semads, Elenita Lodi, as rondas geralmente ocorrem no meio do ano, mas tiveram de ser adiantadas dessa vez. “Estamos em uma cidade que faz um frio intenso. Com isso, a vulnerabilidade da população aumenta, principalmente daqueles que mais necessitam. No ano passado, iniciamos com as rondas em julho. Mas esse ano, o tempo nos obrigou a iniciar em maio, devido ao frio intenso dos próximos dias”.

Sendo assim, durante o atendimento a equipe faz um primeiro contato para a identificação da pessoa. Após esse procedimento, os profissionais convidam a pessoa para receber acolhimento nas casas de passagem. Como o acolhimento destas é feito de forma voluntária, em caso de recusa, os profissionais orientam sobre os serviços disponíveis no Centro de Referência. Além de entregar cobertores e roupas para os que decidem permanecer no local.

É pensando nesses usuários, que nossas equipes estão preparadas com cobertores. Oferecendo todo o atendimento adequado às pessoas em situação de rua que assim aceitarem esse atendimento.

Por isso, as rondas da equipe do Creas são feitas a partir das 20h durante a semana. E por sistema de plantão aos fins de semana. Além disso, em períodos de baixas temperaturas esse serviço é intensificado.

COMO AJUDAR ESSAS PESSOAS?

Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones (42) 3622-2411 via WhatsApp e (42) 3627-1598 para chamadas normais.

Os atendimentos nesses canais são das 8h às 0h. Por fim, em casos emergenciais, basta solicitar o atendimento dos Bombeiros (193) que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.