22/08/2023
Cotidiano

Simulação de incêndio marca SIPAT no Santa Tereza

imagem-25754

A presença do Corpo de Bombeiros chamou atenção dos pacientes, familiares e pessoas que passavam em frente ao Hospital Santa Tereza nesta quinta-feira (5). Muitos se assustaram com a fumaça que saía dos fundos do Hospital, mas tudo isso não passou de uma simulação feita pelos bombeiros, para orientar funcionários sobre a prevenção de incêndios.

Toda o trabalho realizado, nesta quinta-feira, faz parte da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) que começou na segunda-feira (2). Além da simulação, os funcionários aprenderam a usar corretamente os extintores para combater todos os tipos de incêndios. De acordo com o sargento Élcio, no caso de um incêndio provocado por curto circuito o equipamento que deve ser utilizado é o extintor de gás carbônico (CO2) por não ser condutor de energia elétrica.

Para o sargento Elcio, as informações repassadas durante a simulação são importantes, pois assim os funcionários estão treinados a prestarem o primeiro atendimento até a chegada dos bombeiros em caso de alguma emergência.

A semana busca também mostrar ações de prevenção contra acidentes de trabalho. Os acidentes mais comuns no Santa Teresa, são provocados por materiais cortantes e agulhas. Aline Padilha Mattei, enfermeira da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), diz que os acidentes ocorrem por falta de cuidado e atenção dos funcionários.

Apesar de muito trabalho por causa da super lotação de pacientes no hospital, os funcionários procuram comparecer às palestras. A enfermeira, Keyla Debona considera importante a participação nas palestras e simulações. “Nesse trabalho você acaba revisando o que já sabe e aprendendo coisas novas”, afirma.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.