22/08/2023
Economia Guarapuava Região

Operação conjunta encontra irregularidades em postos de combustíveis

Fiscalização em cerca de 50 bombas aplicou multas por problemas no bico. E a Receita Estadual notificou três postos de combustíveis

whatsapp_image_2022-05-23_at_16.14.23

(Foto: Sefa/PR)

Uma operação conjunta envolvendo a 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava, representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) e o Procon de Guarapuava encontraram irregularidades em postos de combustíveis.

De acordo com as informações da Agência Estadual de notícias, a operação para fiscalização da qualidade e quantidade de combustíveis vendidos em postos da Região de Guarapuava e Irati ocorreu entre 18 e 20 de maio. Conforme a Agência, cerca de 50 bombas de abastecimento passaram pela fiscalização.

O Ipem-PR reprovou dois bicos de bombas de combustíveis. Um deles por vazamento e outro com erro de volume, que entregava menos combustível ao consumidor. O equipamentos foram interditados e as empresas autuadas. Elas responderão processo administrativo, com multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Além disso, a Receita Estadual notificou três postos de combustíveis por inconsistências de informação no volume comercializado e emitiu autos de infração por irregularidades formais. Ainda estão sendo verificadas, por parte do fisco, algumas questões de ordem fiscal relativas ao diesel (S10 e S500), etanol e gasolina (comum e aditivada) dos estabelecimentos fiscalizados.

Por fim, os representantes da ANP recolheram amostras de gasolina para análise laboratorial, no intuito de detectar possíveis índices de adulterações. Contudo até o momento não foram encontradas inconformidades nos combustíveis fiscalizados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.