A abertura do maior rally do mundo, o Rally dos Sertões já tem o local da largada confirmado e vai ter como pano de fundo a beleza das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), esta é a primeira vez na história que o Paraná sedia a largada, marcada para o dia 26 de agosto.
A edição de 2022, que homenageia o Bicentenário da Independência do Brasil, também será a maior da história do Rally dos Sertões. Tradicionalmente, o Sertões tem oito dias de duração, mas a edição de 30 anos terá praticamente o dobro de dias para os competidores cruzarem o País.
Desse modo, eles vão percorrer em 15 dias, 7.216 quilômetros, dos quais 4.811 quilômetros são de trechos especiais. Além disso, passarão por oito estados das cinco Regiões brasileiras. A chegada está programada para o dia 10 de setembro, em Salinópolis, no Pará.
As inscrições ainda estão abertas e a organização espera a participação de cerca de 300 pilotos das quatro modalidades dos Sertões: carros, motocicletas, quadriciclos e UTV.
Desse modo, o governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou nessa quarta (25) o lançamento da competição no Estado. Sendo assim, o Rally dos Sertões entra para o calendário dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná. Na rota paranaense, além de partir de Foz do Iguaçu, fará parte do trajeto Umuarama, no Noroeste, seguindo então para Presidente Prudente (SP).
Conforme Ratinho Junior, Foz do Iguaçu tem mostrado uma forte retomada no setor do turismo após a fase mais crítica da pandemia.
O Brasil tem mais de cinco mil cidades, que brigam para trazer um evento como esse, que tem uma grande importância no calendário automobilístico mundial e atrai a imprensa do mundo inteiro. Para nós é muito importante ter essa oportunidade, porque um dos nossos objetivos é promover os atrativos turísticos do Paraná.
MAIOR DA HISTÓRIA
A previsão é reunir até três mil pessoas, incluindo a equipe técnica, e movimentar de R$ 800 mil a R$ 1 milhão por dia nas cidades participantes. De acordo com o CEO da competição, Joaquim Monteiro, neste ano os Sertões deixam de ser o maior rally das Américas e passam a ser o maior rally do mundo. “Um dos objetivos é mostrar o Brasil e divulgar as belezas internacionalmente”.
TURISMO BRASILEIRO
Além da competição automobilística, o Rally dos Sertões serve como uma vitrine de promoção do turismo brasileiro. Assim sendo, dentro dessa proposta, as Cataratas do Iguaçu são um dos quatro “tesouros” desta edição.
Conforme a organização, ainda fazem parte desse ‘baú’, Jalapão, em Tocantins, dos Cânions de Viana, no Piauí, e a Ilha do Bananal, também em Tocantins. No entanto esta não é a primeira vez da cidade na competição. Em 2015, a chegada da prova ocorreu no lado brasileiro da Usina de Itaipu.
FOZ DO IGUAÇU
As Cataratas do Iguaçu impressionam pela beleza e volume de água. Isso fez do conjunto de 275 cachoeiras Patrimônio Natural da Humanidade. Conforme a AEN, a Região ainda abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do planeta em geração de energia.
Por se tratar do local de início do desafio, competidores e equipes terão a chance de conhecer tudo de perto, mesmo com a correria dos preparativos.
Leia outras notícias no Portal RSN.