A Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava (Setran) está em fase de conclusão das instalações das lombadas eletrônicas. A instalação ocorre em 14 pontos da cidade. Por meio de um levantamento da Setran após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou.
Por exemplo, a rua Professor Becker, no bairro Santa Cruz. Nos cruzamentos da Padre Chagas com a Brigadeiro Rocha e Guaíra com a Quintino Bocaiúva, no Centro. Conforme a Secretaria, isso ocorre porque as lombadas eletrônicas são mais chamativas que os radares comumente usados no município.
Dessa forma, há um marcador eletrônico. Ele mostra a velocidade do veículo no momento em que ele passa pelo local. Haverá ainda avisos de sinalização de trânsito. O secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, explicou que depois da conclusão da instalação, elas entram em fase de testes.
Assim que houver a conclusão, as lombadas vão passar pela aferição do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia]. Além disso, a Setran vai colocar todas as sinalizações de suporte das lombadas. Porém, sem a fiscalização. Após os testes, os veículos que excederem o limite de velocidade serão marcados e vão receber uma notificação.
Desse modo, os tipos de suporte das lombadas são na forma de totem e semipórtico. Assim, os motoristas ficam cientes se vão receber a multa ou não. E a velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 Km/h.
Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres. O que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento permite, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um crime.
Leia outras notícias no Portal RSN.