HISTÓRIA
Os primeiros fogões que se tem notícia eram buracos furados no chão, nos quais se colocava o fogo e as panelas por cima das chamas, apoiadas em pedras, com o objetivo de cozinhar a caça.
Com o passar dos anos, o homem foi inventando outras formas de fazer com que a tarefa de cozinhar alimentos ficasse mais fácil. Dessa forma, inventaram o fogão de barro, posteriormente o de pedras, de tijolos, de metal, até chegar aos modelos atuais.
UTILIDADES
O artefato era responsável pela preparação da alimentação das fazendas, das roças e dos rincões do Brasil. Além disso, ele era responsável pelo costume de esquentar a água para as pessoas tomarem banhos de bacia.
Na roça era comum preparar o angu, a mandioca, ferver o leite e fazer a fritura de todas as carnes para acondicionamento em latas, submersas em gordura, pois dessa forma que eram guardados os alimentos para não estragarem, devido à falta da geladeira.
Atualmente o encontramos em vários locais. Assim, o turismo rural oferece o fogão a lenha como atração e fonte de renda, reconquistando o valor. Mas por muito tempo ele era apenas um objeto de decoração ou considerado como algo que não tinha importância.
As pessoas nascidas e criadas na roça sabem do valor e da grande utilidade que o fogão a lenha tem para as famílias e o quanto ele é responsável por várias finalidades.
Ao longo do tempo testemunhou muitas lutas e transformações dos povos e ajudou na criação de várias gerações, que foram se transformando, inventando e reinventando.
FOGÃO A LENHA EM CASA
Ele é aquele objeto charmoso que traz nostalgia e lembranças de comidas da infância. Se você ama, assim como nós, vai ficar muito feliz em saber que ele está voltando com tudo para as casas.
Muitos arquitetos e decoradores estão incluindo novamente nos projetos, principalmente nas áreas de lazer, próximos das churrasqueiras e até em cozinhas gourmet.
E além do preparo super especial das receitas, o fogão a lenha deixa o espaço mais quentinho, o que é muito vantajoso durante o inverno.
Por fim, imagina só que maravilha reunir a família e os amigos para um jantar em um dia friozinho e ainda aproveitar o momento para se aquecer. Tudo de bom, né?
Leia outras notícias no Portal RSN.