Para enfrentar o aumento da demanda de internações por causa das doenças respiratórias que se agravam em estações mais frias, além do atendimento de rotina dos traumas na área de urgência e emergência, o Governo do Estado abre a partir da próxima semana 107 novos leitos em sete cidades do Paraná. Entre elas Guarapuava e Prudentópolis.
Assim, o Hospital Regional de Guarapuava que contava com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, receberá mais 10, passando para 20 vagas. Além disso, mantém 20 leitos de internamento clínico geral. Em Prudentópolis, a Santa Casa terá mais 10 leitos de UTI.
Esta semana Guarapuava chegou a 100% de ocupação dos leitos gerais de UTI. Desse modo, o mês de junho começou crítico no Hospital São Vicente (HSV). Os 20 leitos disponíveis estavam ocupados na última quarta (1º). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), as ampliações ocorrerão ainda no Hospital Universitário de Ponta Grossa (10 UTI’s e oito enfermarias), Hospital Universitário de Cascavel (11 UTI’s e 15 enfermarias), Hospital Regional de Ivaiporã (10 UTI’s), Hospital Cruz Vermelha de Castro (três UTI’s) e no Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier em Curitiba (10 UTI’s e 20 enfermarias).
93% DE OCUPAÇÃO NAS UTI’S
Conforme a Sesa são 64 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 de enfermaria. As unidades devem entrar na Central de Regulação de Leitos. Dados da Regulação de Leitos mostram que o Paraná possui 2.027 leitos de UTI geral, sendo 1.841 UTI adulto e 186 pediátricas.
Por fim, nessa quinta (2), As ocupações destas unidades fecharam em 93% e 73%, respectivamente. Já com relação a leitos clínicos, o Estado soma 6.455 enfermarias adulto e 1.978 pediátricas, com ocupações de 49% e 38%, respectivamente.
Leia outras notícias no Portal RSN.