22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Rotatórias e avenidas de Guarapuava ganham mil mudas de cedros e álamos

Mudas adultas de cedro e de álamos estão sendo plantadas nas rotatórias da rua XV de Novembro em Guarapuava

ÁRVORES3

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A semana em Guarapuava começa com o plantio de árvores em vários pontos da cidade. De acordo com o projeto elaborado pela Companhia de Serviços de Urbanização (Surg), mil pés estão sendo colocados na terra. O que chama a atenção, todavia, é que o plantio contempla árvores adultas. Conforme o presidente da Surg, Halmuth Brandtner, todas medem entre três e quatro metros de altura.

A rua XV de Novembro, a partir do antigo Posto Wouk, ganha cedros nas rotatórias. O plantio segue até a BR-277. Na sequência, haverá o plantio de mudas de Álamos, também na XV de Novembro. Conforme o engenheiro ambiental, Saulo Vinicius Küster da Silva, as espécies selecionadas se adaptam às condições de clima e solo da Região. Todas possuem a característica de serem decíduas, ou seja, perdem as folhas no outono e inverno.

“Essas características em particular deixam as mudas em estado de dormência nessa época do ano. Isso permite que sejam transplantadas com um porte consideravelmente maior, o que aumenta a percentagem de sobrevivência das mudas, sobretudo, por dificultarem o vandalismo”.

De acordo com Saulo, as mudas de grande porte alcançarão dimensões maiores em menor tempo. Isso vai proporcionar os benefícios que a arborização traz para o ambiente urbano. A execução do projeto marca também as celebrações da IX Semana do Meio Ambiente em Guarapuava.

Por fim, as atividades mostram a parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente com a Unicentro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.