A partir de agora a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus União da Vitória passa a contar com a graduação em Direito no hall de cursos. O terceiro autorizado pelo Executivo no Paraná, a graduação oferecerá 40 vagas para o período matutino, a partir do vestibular do segundo semestre deste ano.
Anunciado pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, e a reitora Salete Machado Sirino nessa segunda (6), o novo curso superior vai ter duração de cinco anos. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a ênfase na formação dos profissionais será voltado à promoção de políticas públicas de proteção dos Direitos Humanos.
Além disso, o projeto pedagógico busca as premissas do desenvolvimento humano e regional, o acesso à justiça, universalização de direitos e o combate a todas as formas de violência.
LEI GERAL DAS UNIVERSIDADES (LGU)
Desde a sanção da Lei 20.933/2021, denominada Lei Geral das Universidades (LGU), esse é o terceiro curso superior autorizado pelo Executivo. Isso porque antes já havia sido aprovado as graduações na Unicentro em Guarapuava e na Unespar em Apucarana.
De acordo com a AEN, de forma inovadora, entre uma série de parâmetros de gestão, essa legislação definiu critérios para o custeio de novos cursos, possibilitando ampliar vagas sem aumentar despesas para o Estado. Para Aldo Bona, a LGU possibilitou a organização institucional da educação superior sem perder de vista o pleno exercício da autonomia universitária.
Um dos objetivos da nova legislação é que as universidades possam dinamizar as ofertas por cursos, atendendo expectativas da população. Com esse novo curso, a Unespar passa a oferecer uma nova possibilidade de formação superior em uma universidade pública gratuita e de qualidade.
INSTITUIÇÃO
A Unespar oferta mais de 70 cursos de nível superior nos municípios de Curitiba, Apucarana e Campo Mourão. Além de Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Conforme a instituição, mais de 12 mil estudantes de graduação e pós-graduação encontram-se matriculados.
Por fim, referência na formação de professores, o Campus de União da Vitória soma 1.300 estudantes, distribuídos em nove cursos de licenciatura, dois cursos de especialização e três cursos de mestrado.
Leia outras notícias no Portal RSN.