Com a proximidade do inverno, o frio se intensifica cada vez mais. Por isso, a necessidade de esquentar o corpo se torna ainda maior.
Assim, o quentão, que é uma bebida muito consumida no Brasil, principalmente neste mês, devido às festas juninas, é a opção perfeita. Tradicionalmente ele é feito com vinho tinto e especiarias, sendo conhecido também como vinho quente.
Além disso, algumas receitas são feitas com cachaça, outros tipos de vinho ou até mesmo sem álcool. Dessa forma, a equipe da Rede+ selecionou cinco formas diferentes de fazer quentão para aguçar os sentidos e despertar a curiosidade.
QUENTÃO DE AÇAFRÃO
A raiz, popularmente conhecida como cúrcuma, tem ótimas propriedades medicinais e auxilia na redução da inflamação do organismo.
Ao ser incorporado ao quentão, o açafrão garante um sabor forte e um pouco amargo. Além disso, possui cheiro vibrante.
QUENTÃO DE VINHO TINTO
Nessa receita de quentão de vinho, utilizamos o famoso vinho tinto suave. Embora ele já seja consideravelmente doce, colocamos açúcar, de forma moderada, e água.
QUENTÃO COM GEMADA
Nessa receita de quentão, o charme fica por conta da gemada. Desse modo, o doce feito com açúcar e gemas de ovos, garante o fortalecimento dos ossos e dos dentes.
Depois do quentão feito de forma tradicional, sirva em uma taça e finalize com a gemada. Uma dica: Para quem gosta de quentão mais amargo, reduza o açúcar do quentão tradicional já que a gemada é bem doce.
QUENTÃO FIT
Para os que não saem da dieta mas amam quentão essa é a receita pensada para você. Assim, a receita não leva açúcar e não leva álcool.
Os ingredientes base são: xilitol, maçã, cascas de laranja e de limão, cravo, canela e gengibre.
QUENTÃO DE ABACAXI
O abacaxi é a fruta que representa as regiões subtropicais e tropicais. Também tem inúmeros benefícios fisiológicos como a melhoria da digestão e o aumento da imunidade.
Na receita, é responsável por conferir um doce característico ao quentão, deixando-o mais agradável ao paladar.
Por fim, qual mais deu água na boca?
Leia outras notícias no Portal RSN.