22/08/2023

Parque do Lago vai passar por desassoreamento e limpeza geral

imagem-25956

O Parque do Lago, um dos mais belos cartões postais de Guarapuava está secando. A situação está sendo provocada pela Surg para promover um desassoreamento do local. O nível da água começou a ser baixado na madrugada de segunda-feira (9) para permitir que a terra acumulada ao longo de 23 anos, seja retirada. Esta é a primeira vez que esse tipo de serviço está sendo executado no Parque.

“Ao longo desses anos o Parque do Lago foi recebendo um volume de terra muito grande. Se as pessoas observaram, nos dois lados da ponte já não existe mais água”, afirma o engenheiro técnico da Surf, Nereu Batistelli à RSN.

Nos próximos dias, várias máquinas estarão sendo utilizadas no local para, além do desassoreamento, executar um serviço geral de limpeza. Garrafas plásticas, copos descartáveis e outros lixos se acumulam à beira do lago.

“O Lago vai voltar a ser como era originalmente e depois de pronto vai ser ainda mais bonito”, assegura Batistelli. Os serviços, segundo o engenheiro, deverão estar concluídos dentro de 90 dias, se o tempo permitir.

“Se chover intensamente num dia estraga o trabalho de uma semana”, diz o engenheiro,. Para as obras serem executadas é preciso que o nível de água no lago esteja bem baixo.

O Parque do Lago foi represado há 23 anos e concluído durante a gestão do ex-prefeito Cesar Franco e se transformou num dos pontos de lazer preferidos pelo guarapuavano e por turistas que aportam na cidade, dividindo com a Lagoa das Lágrimas a presença de adeptos de caminhadas, Cooper e outras práticas esportivas, principalmente, pelas manhãs e nos finais de tarde. É ali que também acontece a tradicional pescaria do Dia 1° de Maio, outra atividade descentralizada da Lagoa.

Conhecido também por servir como local de despejo de esgoto sanitário de residências do entorno o Parque do Lago, segundo Batistelli, está praticamente livre de qualquer contaminação.

“O volume de contaminação é tão pequeno que torna-se desprezível. Foi possível verificar isso nos últimos dias,” afirma o técnico.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.