22/08/2023


Cotidiano Região

Assim como Prudentópolis, Mallet co-oficializa língua ucraniana

O município é o segundo do Paraná a co-oficializar a língua ucraniana no Brasil, seguindo Prudentópolis que o fez em outubro do ano passado

igreja_sagrado_coracao_de_jesus

Mallet (Foto: Reprodução/Nossa Gente)

Mallet é um município do Paraná com 14 mil habitantes, dos quais 60% são descendentes de ucranianos. Dessa maneira, a cidade é a segunda do Paraná a co-oficializar a língua ucraniana no Brasil, seguindo Prudentópolis que co-oficializou em outubro do ano passado, baseada na Lei Municipal de 2479/2021 de Autoria do Vereador Maurício Bosak aprovado na Câmara Municipal.

Já em Malllet, a proposta de lei do vereador Serjo Gryczak, presidente da Câmara Municipal de Mallet, juntamente com a Vereadora Professora Kelly e o Vereador Shumacker foi aprovada em sessão do dia 13 de junho de 2022.

Portanto, o ato é muito significativo, pois um dos primeiros grupos de ucranianos que iniciou a colonização ucraniana no Brasil se instalou em 1891 no Município de Mallet. Desse modo, neste Município encontra-se a Igreja São Miguel Arcanjo, em madeira, construída pelos imigrantes ucranianos entre 1897 e 1903.

LÍNGUA CO-OFICIAL

Prudentópolis foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer o ucraniano como língua co-oficial. Assim, com o objetivo reconhecer a importância do povo ucraniano na formação de município. Além disso, na cultura, para valorizar ainda mais as raízes presentes até nos dias de hoje.

*Com informações do Portal Nossa Gente. 

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo