A limpeza de pele tem o objetivo de remover resíduos, secreções, células mortas e impurezas. Além disso, ela promove um detox fundamental a cútis: desobstruindo os poros, extraindo cravos abertos (pontos pretos), cravos fechados (pontos brancos) e milium, que são cravos mais resistentes. Assim, a limpeza melhora a condição da pele, clareia, dá viço e reduz a produção de sebo.
LIMPEZA DE PELE
É um dos procedimentos mais procurados em estéticas, principalmente por quem tem a pele oleosa com tendência para acne. Desse modo, a limpeza é recomendada para todos.
A esteticista Cleuza Meira, da Clínica Estética Bela Forma, diz que é importante procurar bons profissionais para avaliar e aplicar o procedimento corretamente, pois possui etapas consagradas. Bem como, a extração manual e extração mecânica com ponteiras de sucção.
Sendo assim, os passos mais comuns num protocolo de limpeza de pele segundo ela são:
- Higienização com sabonete apropriado;
- Esfoliante para remoção das células mortas;
- Emoliente para amolecer os cravos;
- Vapor de Ozônio;
- Extração manual;
- Extração a vácuo;
- Loção Calmante;
- Alta frequência (que funciona como bactericida e antisséptico, é calmante, secativo e ajuda na absorção dos ativos e melhora a circulação sanguínea);
- Máscara, Peeling de acordo com a necessidade e tipo de pele;
De acordo com Cleuza, o procedimento é recomendado para homens, mulheres e adolescentes que desejam ter uma pele mais bonita e saudável.
Com a chegada do inverno, torna-se indispensável redobrar os cuidados. Assim, na Bela Forma, elas fazem a anamnese do cliente, utilizando o aparelho analisador digital para leitura da oleosidade e elasticidade da pele, orientando sobre os cuidados diários e produtos adequados.
BENEFÍCIOS
Além de ajudar em diversos aspectos, a limpeza deve ser feita mensalmente se a pele for oleosa ou a cada dois meses em secas e sensíveis. Dessa forma, Cleuza listou alguns benefícios do cuidado:
- Regula o pH;
- Diminui a oleosidade;
- Remove células mortas;
- Hidrata e tonifica;
- Limpa os poros;
- Remove cravos e espinhas;
- Melhora a inflamação em peles acneicas;
- Remoção de impurezas acumuladas na pele, como resíduos de maquiagem e poluição;
- Deixa a pele com um aspecto saudável;
- Aumento da oxigenação e da nutrição;
- Melhora a autoestima.
Muita gente pensa que limpeza de pele é um sofrimento do começo ao fim. No entanto como diversos procedimentos estéticos, há alguns picos de desconforto e outros de relaxamento. Por isso a importância de tratar com um bom profissional.
Por fim, após fazer a limpeza são necessários alguns cuidados: não ficar em exposição ao sol, não usar produtos ácidos e oleosos e dar sempre preferência aos produtos calmantes e cicatrizantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.