22/08/2023
Região Segurança

Irati terá 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente

Com a elevação a Subgrupamento Independente, oficializada pelo Governador, o município vai ter mais autonomia administrativa

Governador Carlos Massa Ratinho Junior, assinou a criação do novo subgrupamento independente de bombeiros do municipio de Irati

Conforme as informações, o 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente vai atender Irati e municípios da Região (Foto: Albari Rosa/AEN)

Nesta quarta (29) Irati recebeu a oficialização para a criação do 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no município para a cerimônia. Desse modo, a elevação a Subgrupamento Independente traz mais autonomia administrativa para a gestão local.

Além disso, garante mais qualidade nos serviços prestados nos 21 municípios do Sul e do Centro-Sul do Paraná, onde vivem cerca de 470 mil pessoas. Com a unidade, o Corpo de Bombeiros do Paraná amplia a capacidade de atendimento a emergências e o alcance dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres.

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), o planejamento organizacional vai possibilitar, a médio e longo prazo, o aumento do efetivo de bombeiros militares atuantes na Região e a criação e instalação de novos postos de atendimento da corporação.

De acordo com Ratinho Junior esta semana houve o anúncio da convocação de 400 bombeiros que passaram em concurso promovido pelo Governo do Estado. Dessa forma, segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita o 10º Subgrupamento vai permitir um aumento no efetivo.

O que vai permitir um atendimento de melhor qualidade e com mais rapidez. Tanto nos casos de emergência como nos trabalhos preventivos que o Corpo de Bombeiros presta à população.

MELHORIAS

Entre as melhoras previstas com a nova unidade, está a maior agilidade nos processos de vistoria de empreendimentos e na prevenção a incêndios e outros acidentes. Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, até então os processos iam para Ponta Grossa para serem resolvidos. “Além disso, também temos a oportunidade de melhorar a questão de equipamentos, viaturas e também efetivo naquela Região”.

A elevação melhora as tratativas do comando local com o comando-geral do Corpo de Bombeiros. Isso permite trazer as demandas da Região, além de centralizar melhor o atendimento também com o de Ponta Grossa.

Por fim, o Paraná conta com 12 Grupamentos, localizados em cidades maiores, como Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Cascavel e Maringá. Além de Ponta Grossa, Colombo, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Apucarana e Guarapuava.

Com a nova unidade, passa a ter também sete Subgrupamentos, sendo em Ivaiporã, Pato Branco, Umuarama, Cianorte, Santo Antônio da Platina, Paranavaí e Irati.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.