22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Obras de duplicação da BR-277 em Guarapuava chegam a quase 60%

Conforme o DER a obra deve ser finalizada no início de 2023. O investimento atualizado do Governo do Estado é de R$ 93,2 milhões

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BR-277 segue em obras (Foto: Lizi Dalenogari/RSN)

Quem passa diariamente pelo trevo principal que dá acesso a Guarapuava, sabe muito bem que a BR-277 está em obras. A execução do trabalho faz parte da duplicação de quase quatro quilômetros da rodovia. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), a obra iniciada em março de 2020 chegou a 56% de conclusão.

A partir desta fase, com o término dos serviços de terraplanagem, a obra ganhou velocidade e deve ser finalizada no início de 2023. O investimento atualizado do Governo do Estado é de R$ 93,2 milhões. De acordo com o DER, com o andamento dos trabalhos, o tráfego foi organizado com desvios entre os km 343 e km 350.

Eles ocorrem nos dois sentidos na altura do aeroporto, na Região da Pedro Carli, e na altura do posto Guairacá. Há orientações para quem sai de Guarapuava em direção a Foz do Iguaçu e Cascavel.

(Imagem: Consórcio Construtor Dalba- Schimitti)

Quem vai de Curitiba para Foz do Iguaçu, no entanto, encontra um desvio curto no km 343. São cerca de 200 metros via marginal esquerda, retornando para a pista da BR-277. Em seguida há outro desvio para a marginal no km 345 até o Aeroporto Regional de Guarapuava.

(Imagem: Consórcio Construtor Dalba- Schimitti)

Também há orientação para quem está na cidade e quer acessar as saídas para Foz e Cascavel. De acordo com o DER, o acesso deve ser pela PR-170 ou pela BR-277. Contudo, o motorista deve entrar pela trincheira de acesso à Estrada do Guairacá.

De lá se segue para os dois sentidos: Foz do Iguaçu ou Curitiba. Outro acesso indicado é pela trincheira da Cidade dos Lagos.

(Imagem: DER/Projeto da Obra)

BEM SINALIZADOS

Os desvios são bem sinalizados e, conforme o DER-PR, nenhum acidente ocorreu em função da colaboração da população local. De acordo com o projeto arquitetônico, com a nova duplicação, o trecho entre os km 345,2 ao km 349,1 passa a ter duas pistas de rolamento. Ambas com 7,2 metros de largura em cada sentido.

Além disso, faixas de segurança de 60 centímetros ao centro. Lá serão implantadas barreiras de concreto e acostamentos externos de 2,5 metros. E vai ganhar novas vias marginais. Também já foram instalados postes de iluminação Led no centro desse trecho da rodovia.

Conforme o projeto, a obra completa vai contar com quatro pontes; três trincheiras: na avenida João Fortkamp, na avenida Professor Pedro Carli e uma para acesso ao Aeroporto Regional de Guarapuava. Além de adequação das alças de acesso; duas passarelas para pedestres.

A duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466, que liga a Pitanga e ao Norte do Estado, está em fase de pavimentação. E ainda a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.

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Cristina Esteche

Jornalista

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