A Faculdade Guarapuava (FG) está ofertando o curso de pós-graduação em Projetos Integrados em Tecnologia Building Information Modeling (BIM). O curso é destinado principalmente a engenheiros e arquitetos, profissionais que atuam na área de construção civil e também para técnicos que atuam em órgãos públicos.
Com duração de um ano, a especialização inicia em agosto e será ministrada nas instalações da FG no Shopping Cidade dos Lagos. Conforme a Instituição, o curso atende a uma demanda de órgãos públicos.
TECNOLOGIA BIM
A Building Information Modeling permite a criação de simulações digitais, com suporte da realidade virtual, na elaboração e execução de projetos, dentre outros usos. De acordo com a Faculdade Guarapuava, um dos grandes diferenciais da especialização está no uso da metodologia em todo o ciclo de vida do empreendimento.
Desse modo, inclui desde a concepção e estudos preliminares, passando pela elaboração dos projetos e construção, até a manutenção da edificação. Nesse sentido, a BIM não só cria um modelo digital tridimensional com as características físicas e funcionais de um empreendimento, como também permite visualizar as outras faces da construção civil.
A tecnologia possibilita simular as intercorrências e verificar adequação com os elementos projetados (3D). Além disso, elabora as fases de execução das obras (4D), bem como identifica os quantitativos para orçamento referencial (5D). A BIM consegue ainda planejar as manutenções do empreendimento (6D).
Ainda suporta iniciativas de sustentabilidade (7D) que permitem aos projetistas cumprirem metas de redução da pegada de carbono nos empreendimentos e validar decisões de projeto ou testar e comparar distintas opções.
OUTRA FORMA DE PROJETAR
A BIM traz uma outra forma de projetar, gerenciar e construir com mais eficiência e economia. Conforme a FG, a Building Information Modeling reduz custos, mitiga riscos e garante o cumprimento dos prazos.
Com ela, é possível, por exemplo, criar uma simulação do planejamento de uma obra pública por meio da animação das ações e visualização do andamento das ações de acordo com o calendário da obra.
INCENTIVO AO USO DA BIM
Em abril de 2021, a nova Lei de Licitações entrou em vigor e criou regras sobre o sistema BIM para obras públicas. De acordo com a Faculdade Guarapuava, a medida busca fazer serviços públicos de qualidade, com a melhor utilização possível dos recursos públicos. Bem como o atendimento efetivo ao princípio da eficiência, vigiando os reclamos legítimos da sociedade.
Sob o mesmo ponto de vista, o Governo Federal estabeleceu o uso da BIM para a execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia. Sejam elas feitas pelos órgãos ou pelas entidades da administração pública federal. O Decreto nº 10.306/2020 instituiu a medida e um dos motivos é o interesse estratégico de maior precisão, transparência e eliminação do desperdício nas ações.
Diante dessa nova realidade, a FG lança o curso de pós-graduação também em atendimento aos órgãos públicos, especialmente aos departamentos de engenharia e arquitetura de prefeituras. Assim como órgãos dos governos estaduais e federal. Desse modo, para maiores informações basta acessar o site da Faculdade Guarapuava ou pelo telefone (42) 3621-7070.
Leia outras notícias no Portal RSN.