As inscrições para o programa de Residência Técnica (Restec) em Gestão Pública encerram na próxima terça (9). Dessa forma, podem concorrer profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, sendo 296 vagas em Curitiba e 261 oportunidades em 25 cidades do interior do Paraná. Na Região, há vagas em Guarapuava, União da Vitória, Laranjeiras do Sul, Irati e Pitanga.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 150, pode ser paga até quarta (10). A iniciativa contempla um curso de especialização em Gestão Pública e o desenvolvimento de atividades práticas em 20 instituições do Executivo Estadual. A pós-graduação é ofertada na modalidade de ensino a distância (EAD), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Assim, os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.900, mais o auxílio-transporte. A duração do programa é de dois anos. No momento da inscrição os candidatos devem informar a área de formação acadêmica e a cidade para fazer do processo seletivo, assim como sinalizar os respectivos municípios e unidades para lotação, em caso de aprovação.
PROFISSÕES
As oportunidades destinam-se às áreas de administração, análise de sistemas, arquitetura e urbanismo e ciência da computação. Bem como contabilidade, design gráfico, direito, economia, engenharias ambiental, civil e elétrica e geografia. Além de informática, jornalismo, letras, pedagogia, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, tecnologia da informação e turismo.
PROVAS
As provas, aplicadas em única etapa (presencial), eliminatória e classificatória, ocorrem em Curitiba, Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Ao todo, há 30 questões objetivas, valendo 12 pontos cada, perfazendo um total de 360 pontos, conforme conteúdo programático e referências constantes do edital. Por fim, o resultado preliminar será divulgado no dia 1º de setembro.
CARGA HORÁRIA
As atividades práticas somam 30 horas, de segunda a sexta, o que equivale a seis horas diárias. Já o curso de pós-graduação prevê 480 horas. Contudo, os candidatos aprovados não podem ter vínculo empregatício no momento da matrícula e nem receber bolsa subsidiada com recursos do Tesouro Estadual. Igualmente, o ingresso no programa de Restec não gera vínculo de emprego de qualquer natureza e não caracteriza formalização de emprego com o Estado.
Leia outras notícias no Portal RSN.