22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Região Saúde

Guarapuava e Região promovem neste sábado (20) ‘Dia D’ da vacinação

O mutirão da vacinação contra a poliomielite e a multivacinação ocorre em horários diferentes, dependendo do município

O mutirão da vacinação contra a poliomielite a multivacinação e ocorre em horários variados (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O ‘Dia D’ da vacinação contra a poliomielite e a multivacinação é neste sábado (20). Dessa maneira, Guarapuava e os municípios da Região vão particiapr da ação. O objetivo é que as crianças a partir de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias, recebam a dose contra a poliomielite.

Já a multivacinação ocorrerá para a atualização da caderneta de vacinação se destina a crianças de dois meses até adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Em Guarapuava, apenas algumas das Unidades Básicas de Saúde (Ubs’s) vão estar aplicando as doses  hoje (20) das 8h às 17h. Sendo elas: Cisgap, Parque das Árvores, Xarquinho II, Campo Velho, Residencial 2000, Santana, Tancredo Neves, Rio das Pedras e Palmeirinha. Além disso, Entre Rios I, Entre Rios II e durante a manhã, vacinação na comunidade Paiol de Telha.

PRUDENTÓPOLIS

Em Prudentópolis, todas as unidades de saúde da área urbana estarão abertas das 8h às 17h, e somente algumas localidades do interior. Em Barra Bonita, a vacinação vai ocorrer das 9h às 11h, já em Esperança das 12h às 14h, Capanema das 14h30 às 16h, Ubs Lucia Fabri (Pap. Cima) das 8h às 12h, Taboãozinho das 9h30 às 10h30.

Além disso, em Palmital será das 10h45 às 11h30, Posto Patos Velhos das 13h às 17h, Rio dos Cochos das 13h15 às 13h40, Barra das Ordenanças das 14h às 14h30 e Queimadas das 15h às 16h.

OUTRAS CIDADES

Em Laranjeiras do Sul, a vacinação será das 8h às 17h em todas as Ubs’s do município. Em Pinhão, a vacinação ocorrerá em todas as unidades das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Já em Campina do Simão, as doses contra a covid-19, gripe e rotina vão ser aplicadas na Policlínica Municipal das 8h30 às 16h. Em União da Vitória, todos os postos de saúde estarão prontos para vacinar, das 8h às 16h.

Vale lembrar que a campanha alerta para que a população vá até uma Ubs, leve um documento com foto, cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. Desse modo, a mobilização segue até o dia 9 de setembro.

SOBRE A CAMPANHA

O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a pólio na faixa etária de um a menos de cinco anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Assim, o Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como a poliomielite, não voltem a ser registradas no país. Isso porque, no mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.

Ainda vale ressaltar que as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP). Isso desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e Vacina Rotavírus Humano (VRH). Bem como, a Meningocócica C (conjugada), Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Febre amarela. Ademais, a Tríplice viral, que atua contra o sarampo, rubéola, caxumba), além da Tetraviral, prevenindo contra o sarampo, rubéola, caxumba, varicela, tríplice bacteriana (DTP), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Já para os adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo