22/08/2023
Educação

Alunos buscam reforço para o Enem

imagem-26512

 

O início da inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na última segunda-feira (23), fez com que muitos estudantes buscassem um curso preparatório para complementar os estudos. Com isso surge uma nova modalidade de cursinho, o pré-Enem. Em Guarapuava, a escola Interacursos já oferece esse serviço.

 

No começo, o Exame era feito como forma de avaliar o colégio. Hoje, cerca de 500 universidades utilizam o resultado da prova como critério de seleção para o ingresso no ensino superior. Com essa mudança, o número de alunos que fazem a prova, aumentou cerca de 40 vezes. Em 1998, 157 mil estudantes participaram da primeira edição. Neste ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) estima que 6 milhões de alunos irão prestar as provas que acontecem nos dia 22 e 23 de outubro.

 

Franciele Hach, gerente da Escola Interacursos, explica que há uma grande tendência do Enem substituir o vestibular. O Interacursos lançou em 2011 o pré-Enem, buscando intensificar a preparação dos alunos para o Exame Nacional. “Além de muitas universidades só utilizarem a nota do Enem como critério de seleção, o Exame também é usado como critério para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos ”, explica.

 

A estudante Karine Boheneck sabe que a concorrência é muito grande, por isso resolveu intensificar seus estudos com um curso preparatório. “Se na escola não aprendo um conteúdo, acabo entendendo aqui no curso” diz. A mesma vontade de estudar em uma Instituição de Ensino Superior, através da nota do Enem, fez com que Ana Karoline Leite Marcondes procurasse o pré-Enem. “O curso ajuda bastante, pois tudo o que você aprende na escola pode não ser suficiente”, fala Ana.

 

Os estudantes que forem prestar Exame Nacional do Ensino Médio, devem acessar o site do Inep (www.inep.gov.br).A inscrição só pode ser feita pela internet e encerra no dia 10 de junho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.