22/08/2023



Educação

Com descentralização de atividades, Estado pode desativar Faxinal do Céu

imagem-26516

Com o final do convênio entre a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e o Governo do Estado do Paraná para a utilização do espaço físico do Centro de Formação Continuada de Faxinal do Céu (Universidade do Professor), no município de Pinhão, pode estar chegando ao final a utilização daquele espaço pelas secretarias e outras entidades ligadas à administração estadual. A renovação do convênio de concessão de uso estaria esbarrando no alto custo apresentado pela Copel para a manutenção do local, que estaria girando em torno de R$ 10 milhões durante a vigência do próximo contrato.
 
Levantamento
 
A situação sobre a possível desativação da Universidade do Professor começou a tomar corpo na última semana, quando uma equipe da Secretaria da Educação esteve no local realizando um levantamento patrimonial, para separação dos bens que pertencem à Copel e ao Estado.
 
O trabalho foi acompanhado pelo Chefe do Núcleo Regional de Educação, José Valdir Kukelcik, que defende a manutenção do espaço para ser utilizado para palestras e treinamentos técnicos em todas as esferas do Estado. “Não compete a nós essa definição, mas a Universidade do Professor, além de ser um ótimo espaço para a realização de palestras e treinamentos, se tornou um importante gerador de emprego e renda para a população local”, destaca Valdir.
 
Nota Oficial
 
Em Nota Oficial a RSN, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) destacou:

“Em respostas aos questionamentos feitos pela imprensa sobre o funcionamento do Centro de Formação Continuada de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, a Secretaria de Estado da Educação informa que a proposta de Formação Continuada da SEED para a gestão 2011/2014 está organizada de forma descentralizada, através de oficinas. As oficinas atenderão as demandas regionais e serão oferecidas a todos os professores em todas as disciplinas. Pretende-se desta maneira subsidiar e melhorar a prática docente, atendendo as demandas locais. As palestras e seminários também acontecerão de forma regionalizada. Neste sentido, não existe programação para o espaço de Faxinal do Céu, que será ajustado nesta nova proposta.”

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo