22/08/2023
Cotidiano Educação Paraná

Paraná tem a melhor educação do Brasil no Ensino Médio

As escolas públicas alcançaram a nota 4,6. A rede estadual avançou 0,1 ponto nos anos finais do ensino fundamental

1657106544-pss-professores-parana

Educação Paraná (Foto: Reprodução/UOL)

A rede estadual de ensino do Paraná deu novo salto e garantiu o topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 no ensino médio. As escolas públicas do Estado alcançaram a nota 4,6, ultrapassando Goiás e Espírito Santo. Assim, o índice subiu 0,2 pontos em relação ao Ideb 2019, divulgado em 2020, quando o Paraná estava em 3, com 4,4.

Além disso, foi a maior escalada no ensino médio entre todos os estados brasileiros na história recente. O Paraná aparecia em 7° em 2017, subiu para 3° dois anos depois e agora está em primeiro lugar. Desse modo, a média nacional das redes estaduais, no ensino médio, ficou em 3,9.

Os resultados foram divulgados nesta sexta (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em um evento na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Além da melhor colocação no ensino médio, a rede estadual avançou 0,1 ponto nos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° anos) e ficou no 4° lugar no País com o índice de 5,2, apenas 0,1 atrás de Ceará, São Paulo e Goiás, os três primeiros com 5,3.

IDEB

Por fim, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos. Sendo assim, a avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep fazer um diagnóstico da educação básica brasileira.

(*Com informações do Bem Paraná)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo