O projeto Semeadores da África, especificamente em Manhiça, Moçambique, conta com duas escolas comunitárias, que atendem crianças de três até 14 anos. Assim, eles oferecem alfabetização, alimentação, assistência social, dentre outros.
A egressa de Psicologia Hezieli Cacia da Silva Oliveira faz trabalho voluntário desde que se formou, e trouxe para a instituição um pouco das necessidades vivenciadas. A Região atendida pelos missionários possui muitos desafios. Grande parte da população não tem acesso a serviços básicos de saúde.
Dessa forma, por meio dessa parceria, acadêmicos de Odontologia da UniGuairacá vão trabalhar na prestação de serviços odontológicos durante duas semanas. Eles terão o acompanhamento dos professores Ana Paula Prestes Virmond Traiano, Vinicius Traiano e Sandra Mara Matnei.
Conforme a professora Ana Paula, eles ficaram sensibilizados com as histórias, dificuldade com dentistas e da situação precária na área da saúde. “Vendo que temos todo esse conhecimento, essa estrutura e que podemos ajudar. A ideia é usar do nosso processo de triagem e diagnóstico, encaminhar para urgência e emergência, além de cirurgias”.
A diretora de Missões MSBN Internacional, Raquel dos Santos, destacou que essa parceria será de grande importância. “Dá a oportunidade para alunos e profissionais servirem voluntariamente na base missionária MSBN em Moçambique, África. Ao mesmo tempo, leva cuidados na área da saúde para crianças e adolescentes desse país que não têm a oportunidade”.
INSCRIÇÕES
As inscrições para acadêmicos interessados estão abertas até 15 de outubro pelo Portal do Aluno. Dessa maneira, a próxima etapa é a seleção dos participantes. A viagem ocorre já nos primeiros meses de 2023. A professora Ana Paula destacou que esse é apenas o projeto piloto, mas a ideia é dar continuidade.
“Pela importância da odontologia na prevenção de doenças bucais e para fazer a diferença na vida dessas crianças, queremos manter esse projeto da UniGuairacá, montando grupos de voluntários para que demos continuidade nesses atendimentos ao longo do ano”.
Leia outras notícias no Portal RSN.