Desde os anos 1970, o Brasil se tornou um dos mais importantes exportadores de telenovelas do mundo. Assim, começou com Gabriela, que fez um enorme sucesso quando exibida pela televisão portuguesa. Já o Uruguai comprou, nos anos 80, a versão dublada de O Bem Amado, um sucesso na Globo, que abriu o caminho para o mercado latino-americano.
Porém, os tempos são outros. Desse modo, cada vez mais se produz localmente em todo o mundo. E a concorrência, que antes era com as mexicanas, passou a ser com as colombianas e, mais recentemente, com as turcas, que abocanharam mercados importantes na América Latina e na Europa. Além disso, mesmo em Portugal, principal mercado para as brasileiras, as novelas nacionais acabaram por minar o terreno.
Pensando nisso, a nossa equipe selecionou as últimas tramas brasileiras que conseguiram um considerável sucesso no exterior, sendo vendidas para dezenas e centenas de países. Outras apresentaram uma história que cativou executivos de televisão que as programaram para o disputado horário nobre. Confira:
SALVE JORGE (2012)
Considerada um fracasso de audiência e crítica no país, essa novela, escrita por Gloria Perez, conseguiu ser um dos destaques do catálogo internacional da Globo. Chamou a atenção de diversos países, já que a emissora carioca lhes apresentou uma versão mais condensada e ágil.
Os erros de continuidade da trama central não foram tão perceptíveis, o que fez a produção ser comprada por países importantes no cenário das telenovelas, como o México. Dessa forma, a trama de temática universal e a embalagem de superprodução também ajudaram.
AMOR À VIDA (2013)
Primeira novela de Walcyr Carrasco para o horário nobre da Globo, essa produção não impactou como Avenida Brasil. Desse modo, apesar de alguns problemas, como o alto número de capítulos, o autor conseguiu agradar, o que serviu de impulso para a caminhada internacional.
A trama foi comprada por Argentina, México, Colômbia, Peru, Portugal e conseguiu bons resultados. Bem como, o personagem Félix foi o grande destaque e chamariz de audiência também no exterior.
A VIDA DA GENTE (2011)
Surpresa no horário da tarde, a obra de Lícia Manzo conquistou o país e, também, o exterior. Sendo assim, a produção foi vendida para quase 100 países em todo o mundo, uma raridade quando se trata de novelas brasileiras.
Fez um sucesso estrondoso no Equador e nas Filipinas, onde os telespectadores se dividiram entre apoiar Ana ou Manuela. Além disso, a produção também fez sucesso no México e na Colômbia, dois pólos importantes de produção na América Latina.
VERDADES SECRETAS (2015)
Segunda novela de Walcyr Carrasco no horário das 23h, essa foi um sucesso absoluto. Além de ter paralisado o Brasil, chamou a atenção no México e Chile.
No país asteca, aliás, a produção conquistou boa repercussão para a Azteca, rival da Televisa. A trama, apesar de ousada para o público conservador da América Latina, foi exibida de maneira mais compactada e centrada na história central.
AVENIDA BRASIL (2012)
De acordo com a Globo, Avenida Brasil, o maior sucesso da década, uma trama de João Emanuel Carneiro, fez sucesso em mais de 130 países.
A produção foi responsável por colocar a Globo no horário nobre de países que costumavam rejeitar as novelas brasileiras, como México, Colômbia, Estados Unidos e Argentina. Por fim, até mesmo Portugal, que já tinha varrido as brasileiras do horário central, com exceção de Gabriela (2012), apostou forte na trama.