Os moradores de Pinhão contam agora com um Laboratório de Análise Clínicas. A unidade inaugurada pela Secretaria Municipal de Saúde era uma demanda antiga da população, que nunca teve um laboratório no município. Dessa forma, os moradores tem acesso aos exames de hematologia, perfil lipídico, perfil renal e hepático, urinálise, parasitologia e psa.
Conforme as informações, Pinhão tem uma demanda de 10 mil exames por mês. Antes, os pacientes precisavam solicitar os exames em unidades particulares com a Prefeitura. De acordo com o secretário de Saúde Alain Cesar Abreu, a inauguração que ocorreu na última sexta (16), representa muito para o município.
Este laboratório será muito positivo para a população, podendo adiantar o agendamento dos exames, atendendo uma demanda maior. Bem como sai mais rápido os resultados dos exames, interligando-os direto com o prontuário dos pacientes para que os médicos de todas as unidades tenham acesso direto.
A responsável pelo Laboratório a Farmacêutica, Carolina Martins Abreu relatou que a unidade tem analisadores de última geração que fazem 260 exames por hora. Os equipamentos são totalmente automatizados e participarão de ensaios de proficiência, que estão em fase final de contratação.
Dessa forma, o processo garante total confiabilidade e rastreabilidade nos dados gerados como determinado pelas legislações. Apesar da estrutura, a responsável explicou que alguns procedimentos ainda não estão disponíveis. “Entretanto, exames de imunologia, hormônios, microbiologia continuarão sendo terceirizados”.
Por fim, o laboratório fica na rua Frei Corbiniano, 46, no bairro Jardim Mazurechen, anexo a Ubs Mazurechen. Mas vale lembrar que a Prefeitura informou que este é um local provisório, enquanto a sede própria será construída em breve.
Leia outras notícias no Portal RSN.