22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Campanha de vacinação contra a pólio encerra nesta sexta (30)

Em Guarapuava, esta é a última semana para a imunização de crianças e adolescentes contra a pólio e outras doenças

Em Guarapuava, esta é a última semana para a imunização de crianças e adolescentes contra a pólio e outras doenças (Foto: Reprodução/Freepik)

Nesta sexta (30), a Saúde de Guarapuava encerra a campanha de vacinação contra a Poliomielite e outras doenças. O encerramento segue as recomendações do Ministério da Saúde. Contudo, o índice de vacinação está em 64% e precisa chegar a 95%. Do total de 11.149, apenas 7.141 crianças receberam o imunizante.

O dado também reflete a realidade do país, em que a cobertura vacinal divulgada no sábado (24), revela a imunização de 41% do público-alvo. Ou seja, 6 milhões de 14,3 milhões. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki, a paralisia infantil já retornou em vários países.

Por isso, não medimos esforços para que as crianças recebam o imunizante. Com isso, fizemos a campanha nos CMEI’s. E reforçamos para que os pais tenham consciência em relação a importância desta campanha e os benefícios desta vacinação.

MULTIVACINAÇÃO

Conforme a Saúde, entre os imunizantes disponíveis para crianças e adolescentes de dois meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias, que fazem parte do público-alvo e devem receber uma dose, estão o da Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B) e Pneumocócica 10 valente.

Além disso, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite) e Febre amarela. E ainda, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetra Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

POLIOMIELITE

Já a vacina contra Poliomielite será aplicada em crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, sendo que as crianças menores de um ano de vida deverão ser avaliadas e vacinadas se necessário, conforme a situação do calendário vacinal.

Portanto, crianças de um a quatro anos 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a “gotinha”, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Contudo, a criança ou o adolescente devem ir até a Unidade de Saúde, acompanhados de um responsável, com a carteira de vacinação, CPF e o Cartão SUS.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo