“Hello”, “How are you?” e “What is your name”. Quem nunca ouviu essas frases no ensino fundamental II no colégio, não é? Contudo, dessa vez, alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental I da rede municipal de Turvo têm a oportunidade de aprender. Isso porque, eles começaram a ter aulas de Inglês em setembro.
Ao todo, cinco escolas da Rede Municipal de Ensino recebem as aulas: Frida Rickli Naiverth; Professor Elias Abrahão e João Miguel Maia. Assim como as escolas municipais do Campo Saudade Santa Anita e Infância Feliz. Dessa forma, o projeto beneficia 665 alunos do município.
A implantação do inglês na rede municipal de ensino busca proporcionar aos alunos a abertura de novos horizontes e possibilidades por meio do aprendizado de uma nova língua. Para, assim, dar a oportunidade para que estes alunos vivenciem contextos e situações inovadoras e únicas.
O plano de ensino do novo idioma faz parte de um projeto piloto, implantado com objetivo de atingir os 33% de hora atividade dos professores. Até o momento, três professores especializados ministram as aulas, que por meio do Processo Seletivo Simplificado, começaram a integrar a rede de educadores do município.
De acordo com a Prefeitura de Turvo, atualmente, a língua inglesa é um dos idiomas mais falados mundialmente.
Sendo considerada uma língua universal, o aprendizado na infância beneficiará não só os alunos no futuro, no sucesso acadêmico e profissional, como também o sucesso no ensino dos professores, que estão educando as crianças com a idade ideal para o conhecimento de uma segunda língua.
ROBÓTICA
Além das aulas de inglês para as séries iniciais, os alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental fazem parte do Projeto Tecnologia na Escola. Nele, os estudantes têm aula de robótica uma vez por semana, estimulando a colaboração, raciocínio lógico e o pensamento crítico.
Por meio de recursos lúdicos, o processo de ensino e aprendizagem é enriquecido, impulsionando o desenvolvimento dos alunos em softwares e programação. Bem como permitindo ter mais familiaridade com as novas tecnologias, além de despertar a paixão pela aprendizagem.
O Projeto, implantado no início de 2022, conquistou16 kits de robótica, distribuídos entre as escolas municipais. Para ministrar as aulas, os professores receberam formação específica. Por fim, a implementação da tecnologia nas escolas está em busca proporcionar novas experiências às crianças.
Leia outras notícias no Portal RSN.