Cuidar das unhas está muito longe de significar estar sempre com elas esmaltadas. Aliás, usar esmaltes com muita frequência e sem intervalos é, ao contrário do que muitos podem pensar, prejudicial para a saúde: os componentes químicos contidos no produto agridem e enfraquecem as unhas.
Do mesmo modo, tirar a cutícula sempre pode levar a muitos problemas. Além de remover uma proteção das unhas contra microrganismos causadores de infecções, o uso de alicates e espátulas mal higienizados em salões de beleza podem acabar causando doenças graves por contaminação.
Além de cuidados simples, como não roer as unhas e mantê-las sempre limpas, você pode adotar outros hábitos para garantir a saúde. O contato com alguns tipos de produtos e até o excesso de água causam enfraquecimento e tornam elas quebradiças.
DICAS
Confira abaixo algumas maneiras de cuidar das unhas em casa para que elas estejam sempre fortes, saudáveis e bonitas segundo a manicure Heloiza Gomes:
Hidrate unhas e cutículas
A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana, o ideal é que seja diariamente, aplicando produtos específicos para a área em movimentos circulares. Assim, hidratar as unhas e as cutículas é um hábito que ajuda a mantê-las saudáveis, fortes e bonitas.
Não coloque as mãos na boca
“A saliva é ácida e muito prejudicial para a saúde das unhas”. Desse modo, o hábito de levá-las até a boca atrapalha nos cuidados para mantê-las saudáveis.
Respeite o formato natural das unhas
Na hora de lixar as unhas, é importante ter em mente que o formato natural ajuda a não lascar. Quando naturalmente redondas que são lixadas quadradas, por exemplo, têm mais chances de quebrar e não crescer.
Faça um intervalo entre esmaltadas
O processo de esmaltação agride as unhas. O ideal é que, após retirar o esmalte, fiquem por algum período em descanso. A indicação da manicure Heloiza Gomes é de que esse tempo seja, no mínimo, de 12 horas.
Tenha o próprio kit de manicure
Ter um material próprio de manicure, bem como lixas, alicates e espátulas é fundamental para assegurar a saúde. Então, caso não tenha e vá fazer as unhas com manicure, procure sempre locais que usem produtos esterilizados.
Por fim, cuide para evitar doenças e fungos, as mantenha limpas, pois isso não é apenas um hábito de vaidade, mas sim de saúde. Portanto, cuide-se.
Leia outras notícias no Portal RSN.