22/08/2023
Cotidiano

Bolo de Santo Antônio, tradição mantida em Guarapuava

imagem-27000

Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro e Santo das causas impossíveis são alguns nomes do Santo mais popular do Brasil, Santo Antônio. E para comemorar o seu dia – 13 de junho – a Igreja Santa Teresinha, em Guarapuava, realiza a missa da benção dos pães, e após a celebração, a venda do bolo de Santo Antônio.
Para atender os fiéis, senhoras da Paróquia colocam, literalmente, a mão na massa e transformam 12 duzias de ovos, 10 quilos de farinha e 7 quilos de açúcar em 5 bolos que serão cortados em 500 pedaços. As senhoras recheiam os bolos com doce de leite, coco, abacaxi e imagens do Santo.
Vilson Ploca, conselheiro da Paróquia, explica que a pessoa que achar a imagem de Santo Antônio receberá uma graça divina. Para as pessoas solteiras é uma chance de arrumar um namorado. “O ano passado tinha uma moça que queria muito um pedaço do bolo, pois ela dizia que precisava casar”, lembra Vilson. Ao todo foram colocadas 100 imagens do Santo dentro dos bolos.
 
Simpatias
 
Sobre a crença de benzer e distribuir pães, Edite Banack explica que a simbologia baseia-se na humildade do Santo. “Santo Antônio era muito pobre e humilde”, explica a senhora. Rosemi Ribas Borges explica que se “a pessoas colocar o pão de Santo Antônio em uma lata de açúcar nunca vai faltar alimento dentro de casa”.
 
A missa na Paróquia Santa Teresinha será às 19h. E logo depois, no saguão da Igreja, será vendido o bolo de Santo Antônio por R$ 1,50 cada pedaço.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.