As obras para ampliar a produção, tratamento e distribuição de água em Guarapuava, entram na fase de conclusão em novembro. Dois módulos de tratamento já instalados ao lado da estação de tratamento de água (ETA) no bairro Santana, aumentam o volume de água produzido em 26%. Conforme a empresa, a adutora de 1,1 km que interliga a estrutura no Rio das Pedras até a ETA também amplia a captação.
De acordo com a Sanepar, para aprimorar todo o sistema, houve a execução de cerca de 25 km de redes de distribuição pela cidade. Além do reforço e setorização das redes já existentes. Assim como melhorias no controle de pressão e vazão.
Conforme diz o gerente na Região de Guarapuava, Adão Alisson Slompo, da atual média de 370 litros por segundo haverá um salto para 470 l/s. “Isso atende com tranquilidade a demanda que a cidade tem, inclusive em dias de altíssimo consumo”.
As obras em conclusão praticamente dobram a capacidade do sistema de produção. Até 2027 mais um módulo de tratamento será implantado junto à ETA Vila Santana. Todos os investimentos previstos e com verba já assegurada preparam o sistema de distribuição para o crescimento da cidade num horizonte de 30 anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.