As equipes da Copel trabalham desde a manhã de sábado (29), para restabelecer o fornecimento de energia elétrica afetado por temporal que atingiu o Estado. O trabalho das equipes da Copel também continua neste domingo (30).
O vendaval, que chegou a 100 km/h no Norte e 70 km/h em outras Regiões, causou danos pelo Paraná. Conforme a Agência Estadual de Notícias, uma extensão de estragos atípica. Cerca de 55 mil clientes ainda estão sem energia. Esse número chegou a mais de 250 mil no momento mais crítico.
REGIÕES ATINGIDOS
A Região Norte do Paraná sofreu mais com o temporal deste sábado (29). Isso porque, no momento tem 28 mil domicílios sem luz. Em toda a Região, há 1,6 mil ocorrências para atendimento.
Além disso, a Região do Vale do Ivaí também teve danos severos, onde os municípios de Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Lunardelli estão sem energia por quebra de postes em fontes de alimentação. Lunardelli teve dois postes quebrados na fonte principal, e seis postes quebrados na fonte secundária.
Grandes Rios e Rosário do Ivaí tiveram três postes quebrados na fonte principal, e sete postes quebrados na fonte secundária. Desse modo, as equipes de manutenção trabalham na recuperação dos estragos. No entanto, no caso de Grandes Rios e Rosário do Ivaí, a complexidade dos danos é maior e a execução dos trabalhos durará ainda várias horas.
DANOS
Também na Região, Arapuã e Jardim Alegre têm aproximadamente 40% das ligações atendidas com interrupção no fornecimento. Em São Jerônimo da Serra, o fornecimento está interrompido a aproximadamente 2,4 mil domicílios, o que corresponde a aproximadamente metade das ligações atendidas no município, em decorrência de dois postes quebrados. Por isso, o trabalho de manutenção tem apoio de equipes de fora e deve levar toda a tarde.
Entre Ibiporã e Sertanópolis, uma linha teve 12 postes quebrados, sem prejuízo ao abastecimento. Em Cambé, sete postes quebraram na área rural.
Em função do vendaval, três torres de duas linhas de transmissão acabaram indo ao chão na Região Norte do Paraná. A Copel remanejou imediatamente a carga das linhas e os clientes não foram afetados. Assim, a reconstrução das torres começa nesta segunda (31).
ELEIÇÕES
Desde que iniciou os trabalhos para recompor a rede de energia elétrica ontem (29). A Copel está em contato permanente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para priorizar as Regiões sem energia que possuem zonas eleitorais.
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Por fim, os clientes podem informar a falta de luz por meio do aplicativo ou pelo site, e também pelo número de Whatsapp (41) 3013-8973.
Leia outras notícias no Portal RSN.