O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começou a apuração dos votos do segundo turno das eleições. A contabilização iniciou às 17h, deste domingo (30), no horário de Brasília. Daqui a poucas horas, o resultado mostrará o novo presidente do Brasil e 12 governadores, nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Diferentemente dos outros anos, o horário de votação em todo o Brasil foi unificado. Os eleitores das áreas sob o horário oficial de Brasília votaram das 8h às 17h. Esse horário vale para as Regiões Sul, Sudeste Nordeste, parte do Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) e do Norte (Tocantins, Pará e Amapá).
Na página na internet, o TSE esclarece como se dá o processo de totalização. Quando a votação nas seções termina, ocorre a assinatura digital dos dados e a gravação em uma mídia de resultado. O boletim de urna (BU), além de assinado, é criptografado. Em seguida, as mídias de resultado passam para um local próprio para transmissão.
Quem quiser acompanhar em tempo real, clique aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.