22/08/2023
Educação

Estado fará conversão dos bens patrimoniais das escolas públicas

imagem-27069

O Governo do Estado do Paraná deve iniciar em breve a conversão dos bens patrimoniais das escolas públicas de todo o Estado. Com a conversão, o registro de patrimônio de todas as escolas paranaenses seguirá uma numeração única em todo o Paraná. “Atualmente cada escola faz a seu registro e o Estado não tem um controle efetivo sobre o patrimônio dos educandários”, explica a responsável pelo setor de Patrimônio do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Maria Luiza França.
 
Conforme Maria Luiza, o Núcleo está apenas aguardando a normativa do governo do Estado e o envio das novas etiquetas para o início da conversão. “O trabalho não tem data para iniciar, mas ele irá facilitar todo o controle do patrimônio do governo do Estado junto às escolas públicas do Paraná”, destaca a responsável.
Em Guarapuava, incluindo as APAEs, existem 60 escolas públicas que passarão pelo processo de conversão do patrimônio para o governo do Estado do Paraná.
 
Treinamento
 
Desde ontem (14) os técnicos que irão realizar o Levantamento da Situação Escolar (LSE), estão em curso de capacitação em Curitiba. O Levantamento da Situação Escolar (LSE) é uma metodologia criada pelo MEC/FNDE de orientação das atividades de coleta de dados, informações e de avaliação do estado em que se encontra a infraestrutura física, o mobiliário, os equipamentos e os materiais didáticos das escolas públicas, que com o apoio de um sistema informatizado realiza uma comparação destes com os Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola (PMFE) permitindo a emissão de relatórios de suporte à gestão das redes escolares, estimando as necessidades e os investimentos necessários à sua adequação e melhoria.

A capacitação está sendo ministrada pela arquiteta Maria Auxiliadora Figueiredo Britto, pós-graduada em Engenharia da Segurança do Trabalho e consultora da Unesco. A instrutora foi indicada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O encontro vai até amanhã, quinta-feira (16), e reúne funcionários da rede estadual de ensino e técnicos das prefeituras municipais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.